Hoje demos um passo muito importante no sentido de desburocratizar e agilizar a abertura e fechamento de empresas em SP. Mesmo nesse momento de crise, aumentou o número de empresas criadas no Estado. No primeiro semestre deste ano foram abertas 85 mil empresas, 4 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. Estamos lançando o novo portal Via Rápida Empresa 2: são 100 municípios incluídos e todo o trabalho de abertura de empresas é online. O empreendedor acessa o portal, preenche tudo pela internet e a junta comercial já encaminha imediatamente a proposta à prefeitura. Assim, em no máximo 48 horas a empresa poderá estar aberta. Um grande ganho, que diminui o custo Brasil e facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Estado de São Paulo.http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php…
Dicas do Sebrae
Planejamento, dedicação e conhecimento são fundamentais para quem quer empreender. Saiba quais os passos iniciais para o sucesso de sua empresa.
Ter iniciativa e não esperar que as chances apareçam, mas criar as oportunidades, são atitudes de quem deseja empreender e começar bem. Lançar-se no mercado competitivo é um desafio que exige atitudes empreendedoras e muito trabalho.
Autoconfiança para superar as dificuldades, dedicação e comprometimento são algumas dessas características que podem ajudar o empresário a lidar com riscos e atentar-se para as possibilidades de negócios.
Passo a passo
Para aproveitar bem as oportunidades de mercado, é preciso conhecê-lo. Esse aspecto é necessário para que o empreendimento seja bem-sucedido, assim como organizar as ideias e definir no papel as etapas para que a sua empresa vire realidade.A elaboração do plano de negócios integra os passos iniciais para você empreender. O documento vai demonstrar a viabilidade do seu negócio, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.Ele descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas.Veja algumas perguntas que podem ser feitas inicialmente:
- O que desperta o interesse dos consumidores nos produtos ou serviços?
- Para quem minha empresa pretende vender?
- Do que preciso para oferecer esse produto ao meu cliente?
- Quem são os meus concorrentes?
- Onde estão os meus fornecedores?
Defina a ideia
Além de querer empreender, é preciso saber exatamente que tipo de negócio você pretende montar. É essencial que a atividade empresarial que será desenvolvida combine suas características pessoais e habilidades.
Viabilidade do negócio
Busque no mercado informações que identifiquem a viabilidade do negócio: qual a área de atuação, onde ela será localizada, para quem vai vender e quantos funcionários serão necessários para o empreendimento. Essas são questões que vão nortear seu caminho.
Conheça bem o ramo onde você quer investir: leia sobre a atividade, vá a feiras, eventos ou exposições do setor, analise os concorrentes e busque a opinião de especialistas.
Monte o Modelo de Negócio
Ao identificar que é possível executar sua ideia de empresa, é hora da operacionalização. Nessa etapa, você tem a oportunidade de visualizar a empresa de modo amplo: o que é o seu negócio, do que o seu cliente precisa, o que você vai oferecer.
Formalização
Para a empresa existir legalmente, você precisa registrá-la na Junta Comercial dentro de um modelo jurídico, indicando se vai ter sócios ou não. Depois, deve cadastrá-la na Receita Federal, para receber o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Em seguida, emitir o alvará de funcionamento na Prefeitura da sua cidade. Por fim, cadastrá-la na Secretaria da Fazenda.
Sempre que necessário, o empreendedor deve buscar orientação.