fbpx
Instituto Santec
Desde 1998

‘Agora está mais fácil abrir empresa em São Paulo’, diz Governador.

Hoje demos um passo muito importante no sentido de desburocratizar e agilizar a abertura e fechamento de empresas em SP. Mesmo nesse momento de crise, aumentou o número de empresas criadas no Estado. No primeiro semestre deste ano foram abertas 85 mil empresas, 4 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. Estamos lançando o novo portal Via Rápida Empresa 2: são 100 municípios incluídos e todo o trabalho de abertura de empresas é online. O empreendedor acessa o portal, preenche tudo pela internet e a junta comercial já encaminha imediatamente a proposta à prefeitura. Assim, em no máximo 48 horas a empresa poderá estar aberta. Um grande ganho, que diminui o custo Brasil e facilita a vida de quem quer empreender e gerar empregos no Estado de São Paulo.http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php…

Dicas do Sebrae

Planejamento, dedicação e conhecimento são fundamentais para quem quer empreender. Saiba quais os passos iniciais para o sucesso de sua empresa.

Ter iniciativa e não esperar que as chances apareçam, mas criar as oportunidades, são atitudes de quem deseja empreender e começar bem. Lançar-se no mercado competitivo é um desafio que exige atitudes empreendedoras e muito trabalho.

Autoconfiança para superar as dificuldades, dedicação e comprometimento são algumas dessas características que podem ajudar o empresário a lidar com riscos e atentar-se para as possibilidades de negócios.

Passo a passo

Para aproveitar bem as oportunidades de mercado, é preciso conhecê-lo. Esse aspecto é necessário para que o empreendimento seja bem-sucedido, assim como organizar as ideias e definir no papel as etapas para que a sua empresa vire realidade.A elaboração do plano de negócios integra os passos iniciais para você empreender. O documento vai demonstrar a viabilidade do seu negócio, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.Ele descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas.Veja algumas perguntas que podem ser feitas inicialmente:

  • O que desperta o interesse dos consumidores nos produtos ou serviços?
  • Para quem minha empresa pretende vender?
  • Do que preciso para oferecer esse produto ao meu cliente?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Onde estão os meus fornecedores?

Defina a ideia

Além de querer empreender, é preciso saber exatamente que tipo de negócio você pretende montar. É essencial que a atividade empresarial que será desenvolvida combine suas características pessoais e habilidades.

Viabilidade do negócio

Busque no mercado informações que identifiquem a viabilidade do negócio: qual a área de atuação, onde ela será localizada, para quem vai vender e quantos funcionários serão necessários para o empreendimento. Essas são questões que vão nortear seu caminho.

Conheça bem o ramo onde você quer investir: leia sobre a atividade, vá a feiras, eventos ou exposições do setor, analise os concorrentes e busque a opinião de especialistas.

Monte o Modelo de Negócio

Ao identificar que é possível executar sua ideia de empresa, é hora da operacionalização. Nessa etapa, você tem a oportunidade de visualizar a empresa de modo amplo: o que é o seu negócio, do que o seu cliente precisa, o que você vai oferecer.

 Formalização

Para a empresa existir legalmente, você precisa registrá-la na Junta Comercial dentro de um modelo jurídico, indicando se vai ter sócios ou não. Depois, deve cadastrá-la na Receita Federal, para receber o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Em seguida, emitir o alvará de funcionamento na Prefeitura da sua cidade. Por fim, cadastrá-la na Secretaria da Fazenda.

Sempre que necessário, o empreendedor deve buscar orientação.

5/5 - (12 votes)

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 18 =

Leia também

Inscreva-se

Fique por dentro das nossas Dicas e Novidades!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.